sexta-feira, 2 de abril de 2010

Miudinho meu Bem, Miudinho

Se você já ouviu a expressão "miudinho", mas não sabe o que é. Se você já ouviu e sabe o que é. E se nunca ouviu, mas quer ouvir, fique com duas amostras deliciosas.
Miudinho é um jeito todo específico de dançar numa roda de Partido Alto e é muito apreciado pelos antigos, como o grandecíssimo João da Bahiana. É um prato cheio para os bons dançarinos mostrarem pra que vieram. Reza a lenda que quem dança o Miudinho jamais deixa a roda solitário.

Fiquemos com a gostosa letra de Arlindo Cruz e Franco, e a performance ainda mais gostosa dos dois "números baixos" do Cacique, Bira Presidente e (U)Birany. Notem a elegância.



Esse primeiro video é da gravação para o melhor programa de TV do mundo, o "Ensaio" da TV Cultura, produzido pelo genial Fernando Faro. Existe disponível em DVD no sítio da TV Cultura, que também botou ele inteiro no Youtube, com a desvantagem de não ser muito simples seguir na ordem, de modo que prejudica um pouco na hora de ver...



Esse segundo é uma gravação para o DVD ao vivo do Fundo, que eu não achei a data. Note a presença no coro da deliciosa cantora Analimar. Mais uma com o pedigree da Família "José Ferreira". Mas assim como a irmã Mart'Nália, Analimar não vive só com o nome do papai Martinho não... Segue a mesma trilha da cumadre realizando estágios com os mais diversos tipos de sambistas. Coisa fina.

Segue a letra, lembrando que letra de partido alto sempre vareia:

Miudinho meu Bem, Miudinho
Arlindo Cruz/Franco

Pisa manso nessa dança pedaço de mal caminho
Faz passinho de criança e balança com carinho
Que vale um vintém
Miudinho meu bem miudinho
Balança com muita elegância
Na dissonância do meu cavaquinho
Meu bem miudinho meu bem

Você é neta de Dora Rainha do frevo e do Maracatu
cai num fandango adora um fricote
Se rala num xote baião e Lundu
Seu bisavô que era o rei da embolada
Quis armar uma cilada pro seu filho de Xerém
Maior calangueiro do rio de janeiro
Pintou no terreiro não deu pra ninguém então vem

Essa dança não é afoxé bate mão bate pé
Pra ficar bonitinho meu bem
Miudinho. Meu bem.

Bole bole que eu sei que não é mole
Afunfá um fole nesse miudinho meu bem
Miudinho meu bem.

A sua madrinha foi dançar bumba meu boi
Nunca mais quis voltar
Sua tia até hoje anda dançando ciranda
Pra bandas de lá

E no sufoco vi seu pai dançando côco lá na praça do barroco
Pra arrumar um pixolé
Se toda família já dançou quadrilha se liga na pilha
Vem dizer no pé vem a fé.

Se dançou um vasado já dançou um reisado
Já leva um jeitinhjo
Miudinho meu bem miudinho.
Olha isso aqui não é jongo
Não faz passo longo faz bem miudinho, meu bem
Miudinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário