quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lamento - Pixinguinha



Musica "Lamento" de Pixinguinha e Vinicius de Moraes, cantado pelo conjunto MPB4.

Conta Altamiro Carrilho que este choro surgiu após Pixinguinha e os oito batutas (grupo de choro) serem barrados num dos hotéis de luxo de Copacabana, pois, segundo o porteiro, negros só podiam entrar pela porta dos fundos.

Depois de descobrir quem eram os barrados, o porteiro foi se desculpar com Pixinguinha que só dizia "lamento que isso tenha acontecido".

Apesar da música não fazer referência ao acontecido, fica como curiosidade e para a reflexão. (e se não fosse o Pixinguinha? Somente não teriam as desculpas ou o chorinho)

A letra para que os bons samaritanos decorem!

Morena tem pena
Mas ouve o meu lamen...to

Tento em vão

Lhe esquecer

Mas olha, o meu tormento
É tanto, que eu vivo em pranto,
Sou todo infeliz

Não há coisa mais triste, meu benzinho,
Que este chorinho que eu te fiz

Sozinho, morena

Você nem tem mais pe...na

Ai, meu bem

Fiquei tão só

Tem dó, tem dó de mim
Porque eu estou triste assim
Por amor de você

Não há coisa mais linda neste mundo
Que o meu carinho por você

Meu amor, tem dó
Meu amor, tem dó

Coloquei esta versão por estar com a letra, mas pra quem tiver interesse, tem uma versão maravilhosa onde o Pixinhguinha toca saxofone, acompanhado de Baden Powell no violão e João da Baiana na "faca no prato". Essa video faz parte do documentário "Saravah", mas partes dele podem ser facilmente encontradas no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário